Conheça os benefícios da energia solar no setor rural - Posts - Efall Engenharia Elétrica

Blog

Conheça os benefícios da energia solar no setor rural

A agricultura é uma atividade importante para o Brasil. De acordo com dados estatísticos do PIB (Produto Interno Bruto) o setor de Agropecuária registrou um aumento de 14,5%. Porém com o maior consumo de recursos naturais, o meio ambiente sofre com alguns impactos negativos.

A energia fotovoltaica surge como uma alternativa de redução de impacto ambiental e garante a autonomia energética para os agricultores. Por isso elaboramos uma lista de benefícios que a energia solar tem no setor rural. 

1. Autonomia energética

Com a energia solar, os produtores deixam de depender de outras fontes não renováveis e principalmente da rede energia elétrica.

Atualmente os produtores podem adquirir diferentes tipos de sistemas fotovoltaicos, fazendo da energia solar no campo uma alternativa viável para diversos perfis de produtor. Como por exemplo o armazenamento da energia fotovoltaica produzida, conversão da energia excedente em créditos.

A pecuária também pode ser otimizada com a energia solar, seja por meio de resfriamento para alimentos ou cercas elétricas para controle adequado do gado.

2. Otimiza a agricultura de precisão

A utilização da energia solar no campo resulta em uma economia de até 95% na conta de luz para os produtores. Contribuindo também para a adoção técnicas sustentáveis e a agricultura de precisão.

A agricultura de precisão caracteriza-se na utilização de meios tecnológicos avanços para avaliar e mensurar de forma precisa as condições do solo e clima no campo. Dessa maneira, é possível contar com dados específicos de áreas produção, para garantir um processo de automação eficiente.

Nesse sentido, a energia solar no campo garante a economia na automação da comunicação por meio da telemetria. Com isso, os produtores utilizam medições e coleta de informações em pontos móveis para transmiti-los para um receptor que efetua o monitoramento da produção.

Com isso, a agricultura de precisão é otimizada com a ajuda da energia solar, potencializando ainda mais os resultados dessa prática.

3. Contribui diretamente para economia na dessalinização

No Brasil é comum encontrar grandes quantidades de águas com níveis altos de salinização durante o processo de perfuração de poços artesianos. Dessa maneira, muitos produtores necessitam da dessalinização.

Nesse sentindo, a energia solar no campo contribui diretamente, uma vez que a energia elétrica gerada pode ser utilizada para processos e técnicas de dessalinização. Além de possibilitar o consumo da água para a produção e consumo, essa prática pode gerar benefícios para outros processos de produção, como a utilização da água dos tanques para irrigar plantas.

4. Reduz os custos com irrigação.

Muitas técnicas e processos de irrigação utilizam grande quantidade de energia elétrica para garantir um funcionamento adequado. Com isso, os produtores arcam com altos custos na conta de luz, além dos gastos com manutenção no sistema de irrigação.

Os produtores que utilizam a energia solar no campo para irrigação juntamente de um poço artesiano garantem um processo de automatização realmente eficiente.

5. Auxilia na produção leiteira

Muitos criadores de gado leiteiro enfrentam problemas e instabilidades frequentes do sistema de energia da distribuidora local. Em alguns casos onde acontece a falta de energia existe o risco das vacas apresentarem problemas de mastite, uma vez que as ordenhadeiras não podem funcionar.

A falta de energia também afeta negativamente os tanques de energia, podendo comprometer grandes quantidades de leite. Mas, com o auxílio da energia solar no campo, é possível atuar com sistemas que possuem armazenamento de energia.

Desse modo, é possível garantir o funcionamento das ordenhadeiras e tanques de resfriação mesmo sem o fornecimento da energia solar ou da rede elétrica. Com isso, é possível diminuir perdas e reduzir os impactos negativos na produção.

6. Baixos custos das manutenções preventivas e corretivas

Comparando aos sistemas de irrigação e outros sistemas e ferramentas presente no cotidiano rural, a energia solar é uma alternativa muito viável. Mesmo produzindo energia apenas 12 horas por dia, a energia solar no campo necessita de pouca manutenção a um custo baixo.

Somado à uma vida útil de 25 anos em média, fazem da energia solar no campo uma alternativa capaz de garantir economia e sustentabilidade. Por isso, a energia fotovoltaica cresce cada vez mais na agricultura e pecuária.

-> Você é produtor rural e quer economizar em energia elétrica? Nós temos a solução!

Autor: Efall Engenharia Elétrica

Mais publicações